top of page

Benefício da psicoterapia para quem tem como queixa a ansiedade

  • Foto do escritor: Psicóloga Evellyn Sousa
    Psicóloga Evellyn Sousa
  • 4 de fev. de 2023
  • 1 min de leitura

Atualizado: 13 de mai. de 2023



A psicoterapia busca trabalhar as demandas significativas e não resolvidas do sujeito que geram a ansiedade. Sendo assim, criando condições para que o cliente vivencie sua ansiedade durante a intervenção terapêutica, traçando meios que possibilitem ao outro externalizar suas vivências dolorosas. Desta forma, quanto mais intensa for a expressão do que incomoda o sujeito no momento da sessão terapêutica, maior será sua tomada de consciência e autorreflexão.


Quando o cliente relatar no setting terapêutico suas vivências significativas ou expectativas geradas diante de possibilidades de escolhas, inicia o processo de elaboração de suas questões, passando a atribuir novo sentido a sua existência. Com isso, o nível de ansiedade começa a baixar consideravelmente, como consequência do processo de autor regulação que é inerente na relação do organismo com o meio. Essa tendência de autor regulação permite ao indivíduo expurgar as situações inacabadas, consolidando assim o processo de resolução.


Neste sentido, constata-se que o psicoterapeuta tem a missão de facilitar o processo de tomada de decisão, criar oportunidades para que o cliente possa ter vivência de consciência no momento presente e sentir o seu vivido intensamente. A medida que o cliente se permite vivenciar suas experiências, mais se potencializa, como consequência, passa a desfrutar de crescimento pessoal e deixa de viver expectativas a respeito do futuro, reduzindo assim seus níveis de ansiedade.



Caso tenha duvidas ou queira agendar uma sessão, entre em contato.





Texto de Elbes Campos de Oliveira e Maria das Graças Teles Martins. A ansiedade do ser no mundo: um olhar existencial-humanista








 
 
bottom of page